terça-feira, 30 de julho de 2013

Minha receita de pão caseiro


Eu gosto de cozinhar há um bom tempo. Mas só recentemente descobri como é gostoso fazer pão. É uma beleza para combater estresse. Isto porque, para dar certo, você tem que deixar de lado a correria, que pão não está nem aí com sua pressa. Ele fica pronto no tempo dele. Então o jeito é relaxar e deixar as coisas acontecerem. Como recompensa você terá um pão gostoso, quentinho e, de quebra, ainda vai matar a vizinhança com o cheiro. Então, vamos à receita, que rende três pães:

Ingredientes:

1 kg. de farinha de trigo (nada de economizar aqui: compre da boa!)
2 colheres de manteiga (sem sal)
1 colher de sopa de sal
½ litro de água morna (morna, não fervendo)
1 ovo
2 tabletes de fermento biológico fresco (30 g)
2 colheres de sopa de açúcar cristal

·                   A primeira providência é observar o tempo, pois o fermento precisa de calor para fazer a massa crescer. Se o tempo estiver quente, beleza. Se estiver frio é bom arrumar uma ambiente quente para a massa crescer. Neste ponto eu costumo acender a luz do forno e deixar que o calor dela aqueça o suficiente para criar um ambiente ideal para a massa crescer. Tem quem deixe uma vasilha com água quente para aquecer o forno. Eu nunca experimentei, mas dizem que funciona.
·                   Peneire a farinha e reserve. Se você não tiver por aí uma sobra de farinha para polvilhar a forma e a mesa, separe umas duas ou três colheres de sopa da farinha para isto.
·                   Dissolva o sal e a manteiga na água morna e reserve.
·                   Numa tigela grande, misture o fermento biológico no açúcar até que dissolvam.
·                   Junte o ovo e misture.
·                   Junte a água com a manteiga dissolvida e misture.
·                 Vá juntando a farinha aos poucos e amassando, primeiro com um misturador e, depois que não for possível usar o misturador, com uma das mãos. A massa fica meio  mole, grudenta, mas é assim mesmo.
·                   Cubra a massa com um pano, leve no forno (só com a luz ligada!) e deixe crescer por 40 minutos ou até dobrar de tamanho.
Se você pensou que nestes quarenta minutos ia relaxar e tomar uma cervejinha, ledo engano! Para começar, limpe a bagunça que você já fez até aqui e deixe a cozinha organizada. Deixe a superfície onde vai trabalhar a massa (eu faço na pia da cozinha) imaculadamente limpa e seca. Prepare as formas onde vai assar o pão, untando-as com uma fina camada de óleo polvilhado com uma também fina camada de farinha. Forrar as formas com papel manteiga também resolve.
Polvilhe a superfície onde vai trabalhar com farinha de trigo, despeje a massa já crescida e dê uma ligeira esticada. Corte a massa em quatro pedaços iguais, pegue cada um dos pedaços e estique com um rolo de massa, também polvilhado com farinha de trigo, enrole a massa no formato de pão e arrume cada pão na forma untada, deixando um espaço entre eles, pois vão crescer. Se for usar  forma para pão, basta fazer um bolo com a massa e depositar em cada forma. Cubra as formas com um pano e leve de novo  para crescer por uns quarenta minutos ou até dobrar de tamanho.
Limpe a bagunça e depois pode aproveitar o resto dos quarenta minutos para tomar aquela cervejinha.
Se você usou o forno com a luz acesa para a massa crescer, tire-a de lá, desligue a luz, acenda o fogo, deixe-o alto até o forno ficar bem quente.
Pegue uma lâmina bem afiada e faça três leves cortes na parte de cima dos pães no sentido transversal, ou um corte no sentido longitudinal, pincele com água gelada, que é para eles ficarem crocantes por fora.
Leve os pães ao forno alto. Uns trinta minutos depois, o cheiro de pão quente vai estar enlouquecendo você e a vizinhança. Não se espante se, neste ponto, aparecer alguém dando uma de joão-sem-braço, com uma desculpa esfarrapada qualquer para ver o que está acontecendo. Vigie os pães e desligue o forno quando eles estiverem com uma bela cor dourada. Espere esfriarem um pouco, prepare um café e pode se servir.

Agora, não sei se você percebeu que comecei informando que esta receita rende três pães, mas que você fez quatro. É que um deles vai para o vizinho bisbilhoteiro que veio ver o que está acontecendo. No fim, a receita só vai te render três pães mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário